Fala TAE! Fórum de discussão dos resultados

Você gostaria de saber os resultados da pesquisa da qual você fez parte?  Sua resposta a entrevista foi muito significativa, mas será que você concorda com os resultados no geral? Então o que acha de discutirmos esses resultados? Podemos construir uma discussão rica e produtiva para entendermos opiniões diversas e construirmos outros conhecimentos e entendermos a realidade encontrada. Sua participação é muito importante. Vamos lá? Então, Fala TAE!  

 Os  resultados da pesquisa foram categorizados em 4 Dimensões:

1. DIMENSÃO DA FORMAÇÃO OMNILATERAL;

2. DIMENSÃO  ÉTICA NA EPT;

3. DIMENSÃO INSTITUCIONAL;

4. DIMENSÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL.

Para começar, farei um resumo do resultado da Dimensão 1 - Da formação Omnilateral. E a partir desse resumo, estarei publicando sequencialmente os próximos à medida que formos discutindo, visto que a pesquisa girou em torno dessas temáticas.

RESUMO:

          A maioria dos Servidores TAEs  (85,7%) desconhecem as Bases conceituais da EPT acerca das concepções de Omnilateralidade, Politecnia, Trabalho como princípio educativo;

          Somente 28,5% relataram participação em cursos relacionados à formação discente (Educação inclusiva – LIBRAS). Todos participam em capacitações técnicas ofertadas pelo IFBA;

          Propõem ações/atividades para os discentes no campo das artes, cultura, valores éticos e de cidadania, relações interpessoais, questões relacionadas à saúde, instrutoria acadêmica, e instrumentalização técnica do curso desenvolvido no Campus (Eletromecânica);

          Participação dos TAEs em ações educativas se dá de forma voluntária e comprometida. Compreendem que contribuem com saberes de várias áreas do conhecimento, no processo de formação dos discentes.

          Entendem que a motivação e engajamento do TAE se dá de forma intrínseca, resultado da consciência da finalidade do processo educativo. Mencionam a inserção de Planejamento Estratégico no Campus e flexibilização de carga horária para  realização de ações extensionistas. 

          Sugestões de ações/atividades  para aplicação no Campus Jequié pelos TAEs incluem: Eventos culturais, cidadania, orientações sobre a administração pública, currículo integrador, parceria com prefeitura no desenvolvimento de projetos para a comunidade, e outros. Curso de extensão de caráter prático na área de Eletromecânica já é ofertado. 

 

Agora vamos à discussão? Deixe seu comentário e vamos interagindo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário