Você gostaria de saber os resultados da pesquisa da qual você fez parte? Sua resposta a entrevista foi muito significativa, mas será que você concorda com os resultados no geral? Então o que acha de discutirmos esses resultados? Podemos construir uma discussão rica e produtiva para entendermos opiniões diversas e construirmos outros conhecimentos e entendermos a realidade encontrada. Sua participação é muito importante. Vamos lá? Então, Fala TAE!
Os resultados da pesquisa foram categorizados em 4 Dimensões:
1. DIMENSÃO DA FORMAÇÃO OMNILATERAL;
2. DIMENSÃO ÉTICA NA EPT;
3. DIMENSÃO INSTITUCIONAL;
4. DIMENSÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL.
Para começar, farei um resumo do resultado da Dimensão 1 - Da formação Omnilateral. E a partir desse resumo, estarei publicando sequencialmente os próximos à medida que formos discutindo, visto que a pesquisa girou em torno dessas temáticas.
RESUMO:
• A maioria dos Servidores TAEs (85,7%) desconhecem as Bases conceituais da EPT acerca das concepções de Omnilateralidade, Politecnia, Trabalho como princípio educativo;
• Somente 28,5% relataram participação em cursos relacionados à formação discente (Educação inclusiva – LIBRAS). Todos participam em capacitações técnicas ofertadas pelo IFBA;
• Propõem ações/atividades para os discentes no campo das artes, cultura, valores éticos e de cidadania, relações interpessoais, questões relacionadas à saúde, instrutoria acadêmica, e instrumentalização técnica do curso desenvolvido no Campus (Eletromecânica);
• Participação dos TAEs em ações educativas se dá de forma voluntária e comprometida. Compreendem que contribuem com saberes de várias áreas do conhecimento, no processo de formação dos discentes.
• Entendem que a motivação e engajamento do TAE se dá de forma intrínseca, resultado da consciência da finalidade do processo educativo. Mencionam a inserção de Planejamento Estratégico no Campus e flexibilização de carga horária para realização de ações extensionistas.
• Sugestões de ações/atividades para aplicação no Campus Jequié pelos TAEs incluem: Eventos culturais, cidadania, orientações sobre a administração pública, currículo integrador, parceria com prefeitura no desenvolvimento de projetos para a comunidade, e outros. Curso de extensão de caráter prático na área de Eletromecânica já é ofertado.
Agora vamos à discussão? Deixe seu comentário e vamos interagindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário