Omnilateral é um termo que vem do latim e significa "todos os lados ou dimensões". O pensamento marxiano da omnilateralidade, enseja o homem pleno em seu trabalho produtivo e em sua vida em sociedade. Nessa concepção social do homem, a educação é a causa primária para a formação humana e o desenvolvimento integral do homem em todas as suas potencialidades.
Educação omnilateral significa, assim, a concepção de educação ou de formação humana que busca levar em conta todas as dimensões que constituem a especificidade do ser humano e as condições objetivas e subjetivas reais para o seu pleno desenvolvimento histórico. Essas dimensões envolvem sua vida corpórea material e seu desenvolvimento intelectual, cultural, educacional, psicossocial, afetivo, estético e lúdico. Em síntese, educação omnilateral abrange a educação e a emancipação de todos os sentidos humanos (Frigotto, 2012, p. 267)* .
Porém como se dá o desenvolvimento do ser humano e dos sentidos humanos? São algo abstrato, dados pela natureza? Ou são resultados de um processo histórico social?
Esta questão, nos leva a ampliar o conhecimento sobre a formação omnilateral. E os artigos anexos sobre esta temáticas são elucidativos. Vamos considerar? Traga seu comentário, sua apreensão sobre o assunto e suas dúvidas.
* Frigotto. Gauldêncio. Educação Omnilateral, Manual da Educação do Campo, pg, 267.
Download Artigo 01 (A produção ominilateral do homem na perspectiva marxista - A educação e o trabalho)
Download Artigo 02 (Manual da Educação do Campo - OBS: ver pg. 267 Educação Omnilateral)
Nenhum comentário:
Postar um comentário